Tipos de Exames

Os exames de citologia e histopatologia são essenciais na rotina clínica dos médicos veterinários, provendo suporte para um diagnóstico preciso e de qualidade para o direcionamento terapêutico adequado para cada caso, sendo ferramentas indispensáveis para uma conduta ética na medicina atual, que visa promover qualidade de vida e bem estar aos animais.

Citopatologia

A citologia é um exame simples, de baixo custo e rápido resultado, utilizado na triagem de inúmeras condições clínicas que necessitam um diagnóstico microscópico. 
É a análise microscópica de células individualizadas, frequentemente colhidas com auxílio de uma agulha fina. Possui amostragem de células de lesões de qualquer tecido, incluindo lesões dermatológicas, viscerais, pesquisa de neoplasias ou agentes infecciosos. O laudo deste exame consiste na descrição microscópica da morfologia das células e outros constituintes do material amostrado e uma conclusão com diagnóstico indicando uma condição/doença e observações pertinentes ao exame.

Histopatologia/biópsia

Pode ser realizada em qualquer tecido do corpo do animal, para obter o diagnóstico de uma lesão através da análise microscópica preservando toda a arquitetura histológica. A biópsia é denominada incisional quando é removido apenas um fragmento da lesão e excisional quando toda a lesão é retirada. Muitas lesões, principalmente neoplásicas, necessitam deste exame para determinar o diagnóstico conclusivo e em alguns casos a classificação histológica, que é fundamental para conduzir o tratamento mais adequado para o paciente.

Imuno-histoquímica

Este é um exame auxiliar no diagnóstico histopatológico, que visa a identificação de antígenos/proteínas através da ligação com anticorpos. É empregado para a classificação de neoplasias pouco diferenciadas, quando apenas morfologia é insuficiente para o diagnóstico, identificação de marcadores prognósticos e agentes infecciosos.

Necropsia

É o exame do corpo do animal, após a morte, a fim de esclarecer a causa da morte e principais lesões. A técnica consiste na análise macroscópica de todos os órgãos do animal e coleta de amostras para posterior análise histopatológica e outros exames complementares (quando necessário). O corpo deve ser refrigerado (não congelado) e enviado ao laboratório o mais breve possível.

.